Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

A voz do silêncio

A voz do silêncio

Qual é o teu ikigai?

Todos os dias acordamos de manhã com um propósito. Qual é? Será que todos sabemos o que nos faz sair da cama, o que nos dá prazer, o que nos tira o sono, o que nos desassossega, o que nos faz viver cada dia com um objetivo? Ou vivemos em modo piloto automático sem pensar muito e os dias vão passando assim sem grande sentido? 

Lembram-se quando partilhei aqui convosco algo que tenho vindo a fazer diariamente? Todas as noites eu tiro uma hora para pensar como foi o meu dia. É aquele momento em que estou sozinha com os meus pensamentos. Tem sido surpreendente perder tempo comigo. Acreditem. Às vezes fico a pensar em como me conseguem aturar pois não sou fácil.  Dou trabalho sim. Muito! Mas só atura quem quer.  Temos pena. 

Já não sei onde queria chegar com isto tudo... acho que já estou a divagar. Bem, voltando ao título deste meu postal " Qual é o teu ikigai?" tenho a dizer-vos que me fizeram esta questão e fiquei assim  a modos que sem saber o que responder, basicamente por dois motivos. O primeiro é que não percebi a palavra e pareceu-me ter ouvido algo como "bonsai"  e só pensava mas que raio de pergunta... tá tudo doido só pode! Depois porque quando repetiram a questão eu pensei oh caneco eu sei lá o que é que significa essa coisa ikigai ...

Bem, explicaram-me mais ao menos isto: " ikigai " é a tua razão de viver ou o teu objetivo de vida. E, sabem que depois de descobrir o seu significado , continuei sem saber o que dizer? Vários pensamentos invadiram a minha mente naqueles instantes em que olhavam para mim à espera de uma resposta. Há sempre aquela vontade de dizer... "ser feliz" , ser feliz é o meu propósito de vida  só para não fazerem mais perguntas. Era o ideal mas  não podia dar essa resposta. Então propuseram-me que preenchesse uma mandala ikigai semelhante a esta: 

ikigai.JPG

Mas chamaram-me a atenção de que deveria escrever mesmo tudinho o que me viesse à cabeça em cada zona específica. 

Olhei com atenção para a minha mandala e achei que era muito pequena. Como ía colocar tudo? Gosto de tantas coisas. Não bai caber aqui pensei eu para os meus ticos e tecos. 

Terminei a mandala e fiquei incrédula com o resultado. A estrelinha, ao centro, representa a ligação entre os quatro círculos e esse é o nosso ikigai. E o ikigai de cada um, o propósito de vida de cada um é único! Temos de encontrar o nosso propósito dentro da nossa "tribo".

Desafio-vos a fazer isto e lembrem-se sempre disto: comparem-se sempre às pessoas que já foram e nunca ao que os outros são! Disseram-me isto uma vez e nunca me esqueci. Ficou para sempre gravado em mim! 

 

56 comentários

Comentar post

Pág. 1/2

Mais sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Mais visitados

Arquivo

  1. 2020
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2019
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D